ENEAGRAMA
Ninguém conhece as origens precisas do Eneagrama, embora suas raízes pareçam se encontrar na Ásia e no Oriente Médio, milhares de anos atrás. A palavra “Eneagrama” deriva das palavras gregas ennea (nove) e gram (“alguma coisa escrita ou desenhada”) e refere-se aos nove pontos do modelo do Eneagrama. O sistema do Eneagrama oferece insights profundos das nove formas diferentes pelas quais as pessoas pensam, sentem e agem.
Várias partes do Eneagrama foram articuladas por Gurdjieff, da Europa, que foi proeminente na Europa a partir da década de 30; por Oscar Ichazo, da Bolívia, que tem trabalhado desde a década de 50 para refinar o sistema; e ao chileno Cláudio Naranjo, cujo trabalho com Eneagrama se tornou bem conhecido na década de 70, quando ele começou a ensinar o sistema no norte da Califórnia. A partir do trabalho pioneiro destes três professores, outros fizeram contribuições significativas à nossa compreensão do sistema do Eneagrama.
O Eneagrama está sendo usado hoje em muitos campos e disciplinas, entre eles o mundo dos negócios, educação, psicoterapia, entretenimento, artes, medicina, vendas e direito. Nos negócios, por exemplo, um número crescente de organizações vem usando o Eneagrama, tanto em programas de treinamento como em iniciativas de mudança organizacional, já que o Eneagrama fornece uma base abrangente para compreendermos porque as pessoas realmente se comportam de algumas maneiras nas áreas de comunicação, resolução de conflitos, coaching, liderança, times, planejamento estratégico e mudança organizacional.
BENEFÍCIOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO COM ENEAGRAMA
Qualquer que seja a formação religiosa ou espiritual, o eneagrama mostra como superar as barreiras, concretizar seus dons, reforçar os pontos fortes e descobrir a vocação maior na vida.
O eneagrama é uma resposta para muitas perguntas como estas:
Como trabalhar bem com os outros? Como entender os outros e fazer-se entender? Por que os outros não conseguem ver o que eu vejo, como eu vejo? Por que não percebem a clareza de minhas intenções e ações? Por que os outros interpretam erroneamente meus atos e palavras e complicam tudo? Por que não podemos ser objetivos no trabalho e deixar os problemas pessoais de fora? “Vamos ser práticos e deixar as emoções e sentimentos de lado...”
Quem já não pensou assim alguma vez em algum momento ou situação? Estaremos realmente condenados a sofrer com os outros? Ou podemos ter esperanças de alcançar uma convivência razoavelmente satisfatória e produtiva?
O ensinamento do eneagrama pode nos ajudar a compreender nossos colegas de trabalho, pessoa amada, familiares e amigos.
O conhecimento da sua personalidade pode auxiliar no conhecimento que você tem de si mesmo e ajudá-lo a trabalhar seus relacionamentos com outras pessoas.
PROCEDIMENTO DE AUTO IDENTIFICAÇÃO COM UMA PERSONALIDADE
Com o auxílio do terapeuta rapidamente é possível a autodescoberta com entrevista, testes e textos. Durante o processo terapêutico, um tempo é dedicado para a autodescoberta da personalidade. Durante o processo muitas estratégias práticas e exercícios são disponibilizados para abandonar hábitos problemáticos, melhorar os relacionamentos e aumentar a liberdade interior.